terça-feira, 4 de setembro de 2012

Onde foi parar o torcedor carioca?

Conhecido mundialmente por ser o tipo de torcedor que mais gosta de futebol, o torcedor dos clubes do Rio de Janeiro vem protagonizando uma triste estatística nesta edição do Brasileirão. Nenhum time carioca figura sequer entre os dez melhores no ranking da média de público. E pasmen: o enchovalhado Botafogo é quem mais tem levado torcedores ao estádio na atual edição do brasileiro. Nem Vasco e Fluminense, que estão entre os líderes da competição, conseguem fazer sua torcida comparecer com frequência aos jogos. 

Qual é a explicação? A violência que assola a cidade em dias de grandes jogos? Desencanto com o time (neste cao justificativa de rubro-negros e alvi-negros)? A dificuldade de acesso ao Engenhão? O preço dos ingressos? A facilidade e comodidade de assistir às partidas em casa ou em bares? Teses defendidas por muitos e todas têm uma certa razão.

É nítido que a ausência do Maracanã me parece a principal causa do afastamento do torcedor carioca dos jogos. No Rio ir ao Maracanã é muito mais que simplesmente acompanhar uma partida de futebol, é um ato que faz parte do costume carioca, como ir à praia ou a uma roda de samba na Lapa, por exemplo. O fechamento do ex-maior do mundo para as obras da próxima Copa do Mundo deixou o torcedor "órfão" de seu estádio e o fato de o Engenhão não ter pego favoreceu a debandada.

Cariocas decepcionam na média de público

Esta me parece a tese mais plausível, apesar de as demais também terem fundamento. A violência pode afastar alguns, mas porque os bares da cidade seguem cheios de gente, já que as brigas de torcida se dão mesmo é na rua? O desencanto com o time é explicação sim para uma fraca média de público. Nenhuma torcida comparece com o time mal (NENHUMA)! Mas Vasco e Fluminense estão na briga pelo título, ora. Sobre chegar ao Engenhão, um adendo: é difícil sim para os torcedores que moram na Zona Sul ou no Centro do Rio, mas para quem mora na Zona Norte é até melhor do que chegar ao Maracanã. A diferença é o entorno do estádio.

Apenas para efeito de comparação com o cenário atual: em 2009 quando o Flamengo iniciou sua reação que culminou com o título brasileiro, em paralelo o Vasco atropelava os adversários na Segunda Divisão e se aproximava do retorno à elite. O que se viu no Rio foi um embate histórico das duas maiores torcidas da cidade. Os vascaínos passaram a jogar no Maracanã e assim como os rubro-negros passaram a pulverizar os recordes de público da temporada. Um verdadeiro show!

Este ano nem Botafogo, nem Flamengo, nem Vasco e nem Fluminense conseguiram colocar (em média) mais de 10 mil torcedores por jogo em suas partidas como mandante. O melhor dos cariocas na tabela do campeonato, o Flu, tem a pior média, com inacreditáveis 8,8 mil pagantes por jogo. Clube que tem todos os recordes de público do futebol mundial, o Flamengo possui a pífia 13a. média de público. Algo precisa ser feito no Rio para que o torcedor carioca, o mais alegre e criativo do Brasil, volte aos estádios da cidade.

Nenhum comentário: